Passo a passo – Porta-treco para iniciantes

O passo a passo de hoje é especialmente para as iniciantes no mundo da costura! Aliás, esse mês de Outubro/19 nosso conteúdo será focado nas iniciantes. Então se você está começando agora, não tem muita habilidade, ou habilidade nenhuma, essa é a sua hora de brilhar. Mas vamos parar de blá blá blá e começar o passo a passo né? rs

.

Passo a passo:

Com a base desse porta-treco você pode fazer muita coisa, porta-maquiagem, óculos, carteirinha e outros. A versão resumida você encontra no nosso Instagram @euamocosturar.com.br – Vamos lá?

.

Materiais:

  • Tecido principal (aqui usamos tecido Panólatras!)
  • Tecido para forro
  • Manta acrílica, pode ser R1 ou R2

.

Corte o tecido principal, forro e manta na medida 24×19 para a peça menor ou 37×27 para a peça maior.

.

Leve ao ferro a manta e o tecido principal para dar aquela colada marota!

.

Depois corte se sobrou alguma pontinha.

.

Faça um “sanduíche” nessa mesma ordem: manta + tecido principal + forro, sendo que o tecido principal e o forro devem ficar um de frente para o outro.

.

Faça duas curvas na parte de cima do tecido, sendo uma curva na direita e uma na esquerda. Pode ser usado qualquer coisa redonda como base, por exemplo um CD.

.

Depois de riscado, alfinete e corte o excesso do tecido que sobrou nas pontas.

.

Leve a peça para a máquina costurando todo ao redor. Use como base a margem do calcador no canto da peça e deixe um espaço sem costurar para poder desvirar. A dica aqui é dar um retrocesso bem grosso (passar várias vezes a costura) para reforçar na hora de virar a peça não esgarçar a “boquinha” que ficou da peça para desvirar.

.

Corte enviezado os 2 cantos de baixo.

.

Picote toda a curva da peça, como mostra a foto. Apenas cuidado para não cortar a linha!

.

Arrume todos os cantinhos da peça com a ajuda de algum palito.

.

Leve ao ferro para alinhar a peça.

.

Na parte reta da peça, passe uma costura com base na margem do calcador. Pode ser uma costura mais rente, como mostra a foto, para deixar a peça mais delicada, ou pode ser mais espaçada com base na ponta do calcador, como na primeira costura com 1cm. Não esqueça de dar retrocesso!

.

Olha como ficou!

.

Arrume a peça como você quer a base e a aba e leve novamente para a máquina para finalizar.

.

Costure na margem do calcador, podendo ser novamente uma costura mais rente ou mais espaçada.

.

A peça ficará assim aberta!

.

E assim fechada!

.

Essa peça pode ser utilizada 3 formas de fecho: botão de pressão, velcro ou botão forrado com elástico, porém, depois que a peça estiver pronta você poderá colocar apenas o botão de pressão. Para colocar um dos outros dois, é necessário fazer o procedimento logo depois que corta o tecido.

.

Os dois tamanhos de peça são esses!

.

E ai, você gostou do nosso passo a passo? Deixa o seu comentário e não esquece de compartilhar o link desse post com alguma amiga sua 🙂 Beijos Xu!

.

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ Gostou? Então deixe seu comentário aqui ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

comments

Xu Seixas
• Instagram do grupo: www.instagram.com/euamocosturar.com.br • Meu Instagram pessoal: www.instagram.com/xuseixas • Grupo no Facebook www.facebook.com/groups/euamocosturar Te espero lá :)