Dica – Costura para iniciante [Parte 1]

DSC_0148

Muita gente vira e mexe manda mensagens pedindo para fazer um post para iniciantes com dicas legais. Hoje resolvi separar um tempinho para fazer esse post. Então mãos à obra, aliás, às costuras!!!! 🙂

.

PRIMEIRO PASSO:

Para mim, o primeiro passo é a hora da escolha da máquina. Fica aquele dilema: compro uma simplezinha (simples) ou um mega monstro (completa)? É muito difícil essa hora pois cada qual tem suas vantagens. Por exemplo:

.

COMPRAR UMA MÁQUINA SIMPLES:

– Vantagem: Você está no início das costuras, não tem muita técnica, por isso não vai precisar de uma máquina tão completa assim. Mesmo que você fique fera nas costuras, pode usar essa máquina mais simples como backup no caso de você vender peças e quebrar sua máquina bem no meio de um pedido.

– Desvantagem: Você pode ficar fera na costura muito rápido e depois ter necessidade de comprar uma máquina mais completa, então terá que vender a sua e sabemos que sempre temos que vender por um preço mais a baixo do mercado pois ela já não é nova.

.

COMPRAR UMA MÁQUINA COMPLETA:

– Vantagem: Você terá uma máquina completa por muito tempo.. até claro surgir novas coisas legais para as máquinas mais novas. Terá zilhares de pontos legais para deixar suas peças ainda mais bonitas. Fora a comodidade de muitas máquinas novas tem.

– Desvantagem: Você pode ter muitas coisas que não usará pelo fato de você ser iniciante e por isso não precisava de uma máquina tão completa assim. Se você não sabe se isso vai virar uma profissão ou um hobbie longo (no caso de se empolgar com a costura e depois de um tempo deixar de lado), você terá gasto um dinheiro desnecessário ao vender.. lembrando que máquina usada o preço já cai.

.

E QUAL MARCA DE MÁQUINA COMPRAR?

Para quem ainda não sabe, eu, Juliana Seixas, administradora e proprietária do grupo www.facebook.com/groups/euamocosturar e aqui do site www.euamocosturar.com.br estou revendendo máquinas de costura das marcas BROTHER e JANOME. Para cotar um preço comigo, por favor, me envie um email no endereço: vendas@euamocosturar.com.br ou fale comigo através do Facebook no link: www.facebook.com/messages/xuseixas – tenho os melhores preços do mercado 🙂

logo brother

logo janome

.

DEPOIS QUE A MÁQUINA CHEGAR:

Recomendo que você não seja ansiosa essa hora e leia TODO o manual da sua máquina. Pode parecer chato, mas isso é necessário! Sua máquina pode ter muitas qualidades, mas você nem saberá se não ler o manual. Depois de ler o manual, o recomendável é você guardá-lo para caso precise tirar alguma dúvida futura.

.

ACESSÓRIOS BÁSICOS:

Aqui vou listar alguns acessórios básicos para você comprar e fazer seu primeiro estoque de costureira:

– Tecidos: Ao escolher um tecido eu sempre faço assim: escolho o tecido principal e levo mais dois que tenham haver com aquele primeiro. Faço isso pois tem muita gente que vai comprando muito o tecido principal e se esquece dos outros. Tente comprar como os tecidos segundários poás (aqueles de bolinhas), xadrez, listrado, liso..

– Cortador: Toda costureira que faz patchwork vai precisar de um cortador circular. Esse cortador tem de vários tamanhos, como vai ser sua primeira compra, sugiro o de 45mm – cuidado! Esse cortador é muito afiado. Não o deixe aberto e longe das crianças.

– Base de corte: Como você comprou um cortador circular, você vai precisar de uma base de corte para poder passar o cortador, pois como ele é muito afiado, vai precisar de uma base para usá-lo.

– Tesoura: Uma tesoura sempre é necessário.. mas essa tesoura deve ter um bom corte e não utilize essa mesma tesoura para cortar outras coisas que não sejam tecidos para não perder o corte.

– Giz: Esse giz serve para você riscar o que vai cortar. Tem gente que usa caneta, mas dependendo da peça, se usar a caneta não vai sair. Giz normal sai com a lavagem, mas também existe no mercado giz de água que sai com água passada com cotonete.

– Régua: Você vai precisar de uma régua para patchwork.. ela tem muitas marcações diversas que vão te ajudar na hora de riscar os tecidos.

– Linha: A linha sugiro que você compre uma preta e branca de início, que são as cores mais usadas. Algumas pessoas utilizam carretel de linha tradicional, aquele pequeno que todas nós conhecemos. Outras, já utilizam de cones grandes pois a linha acaba muito rápido a de carretel pequeno.

– Abridor de casas: Ele serve para você desfazer aquela costura errada facilmente.

– Alfinetes: Recomendo que você utilize o famoso alfinete de flor.. ele ajuda a quando você alfinetar um tecido e colocar a régua por cima, a régua não deslizar fácil como se usasse um alfinete normal com a cabeça arredondada.

– Bobina: Para cada linha que você usar, vai precisar de uma bobina diferente, pois não podemos misturar as linhas na mesma bobina. Então deve comprar uma bobina para cada linha que comprar.

.

COMPROU TUDO? MÃOS À COSTURA!

Se você é iniciante mesmo.. sugiro que veja esse vídeo abaixo. Não vai fazer que nem eu que quase quebrei o elevador da máquina de costura hahahaha! Foi o meu maior mico da minha vida de costureira.. Estava eu lendo o manual e de frente pra máquina, quando cheguei na parte do “como passar a linha na máquina”. Fiz tudo certinho mas quando usei o volante da máquina (aquela peça redonda na direita da máquina que desce a agulha) então o elevador desceu junto com a agulha.. só que quando parei de estudar a máquina, lá ficou o elevador dentro da máquina, e quando fui fazer novamente o trajeto da passagem da linha eu pensei “eita, falta uma peça aqui”, depois de muito procurar achei o elevador dentro da máquina e eu não sabia como fazer pra tirar ela de lá, achei que tinha quebrado. Foi quando tive a brilhante ideia de usar uma chave de fenda para subir o elevador para que então eu passasse a linha. Só depois no final do estudo da máquina é que eu fui descobrir que o volante faz subir o elevador HAHAHAHAHA! Então, não caia nessa.. veja o vídeo abaixo do canal Garota Prendada, que ensina o básico sobre como usar a sua máquina de costura:

.

PRATICANDO EXERCÍCIOS:

Quando eu comecei a costurar uma das primeiras coisas que fiz foi fazer esses exercícios.. acabei aprimorando para mais zigue zagues, mais curvas.. ficou muito bom e logo eu estava craque na curva:

.

PRECISA DE UMA AJUDA MAIS ESPECIALIZADA?

Hora de procurar um ateliê 🙂 Envie um email para contato@euamocosturar.com.br que mando uma boa recomendação de ateliê legal da sua região.

.

SEMPRE ATUALIZADA:

Uma boa costureira deve estar sempre atualizada.. por isso, não deixe de acessar diariamente o nosso site www.euamocosturar.com.br e o grupo do Facebook www.facebook.com/groups/euamocosturar

.

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ Gostou? Então deixe seu comentário aqui ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

comments

Xu Seixas
• Instagram do grupo: www.instagram.com/euamocosturar.com.br • Meu Instagram pessoal: www.instagram.com/xuseixas • Grupo no Facebook www.facebook.com/groups/euamocosturar Te espero lá :)