10ª Confraria da Costura: Pochete – por Lívia Pinheiro

confrariaX

.

O QUE É

Saiba tudo (o que é, como funciona, datas para participar, patrocinador/prêmio e outros) sobre a nossa Confraria da Costura neste link: https://www.euamocosturar.com.br/prazer-confraria/

.

Lista de todas as Confrarias da Costura que já ocorreram no site. ACESSE AQUI 🙂

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

10ª CONFRARIA: POCHETE LULIS – POR LÍVIA PINHEIRO

.

.

Queridas amigas do Brasil, a participação desta confraria é válida do dia 1º ao dia 20 de Janeiro. Após você fazer sua pochete (dentro destas datas), por favor, envie um email para confraria@euamocosturar.com.br com APENAS 1 FOTO (mínimo de 800 pixels de largura) e o link do seu Facebook ou Instagram para participar da votação. Caso envie mais de uma foto, escolheremos uma delas para participar. Lembrando que, após a data acima e participantes fora do Brasil, não poderão participar!

.

IMPORTANTE: Comentários duplicados, comentários da participante da peça como resposta e comentários ofensivos serão deletados e/ou não computados na votação.

.

DÚVIDAS DE COMO FAZER SUA POCHETEDeixe seus comentários no nosso grupo do Facebook AQUI.

.

COMO DIVULGAR SUA POCHETE PARA RECEBER VOTOS?

Cada comentário será um voto. Por isso, você precisa entrar AQUI (links disponíveis a partir do dia 21) achar sua pochete na lista, pegar o link e divulgar para seus amigos via Facebook, Instagram, e-mail, Twitter e outros. Peça para que suas amigas comentem na foto da sua peça para você ganhar votos? 🙂

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

O TUTORIAL

“Vamos fazer essa pochete linda que nomeei de Pochete Lulis? Escolhi esse nome porque Lulis é um apelido carinhoso da minha filha, Luiza, então nem preciso explicar muito, né? Acho a pochete alegre e despojada, divertida como minha Lulis <3 Ah! Todo o passo a passo foi feito com tecidos Panólatras
.

VAMOS AO TUTORIAL:.

.

MOLDE:

Clique AQUI ou na imagem baixo para fazer o download do molde da pochete:

.

PASSO A PASSO DA POCHETE LULIS:

1. Para começar, vamos imprimir os moldes acima. Para conferir as medidas, o corpo deve ter 21×14, e a aba 18×8 cm. Recorte as partes do molde 1 e 2 (corpo e aba). Recorte também os tecidos e mantas nas medidas indicadas na parte explicativa do caderno de moldes:
.
1x no tecido principal, 1x no tecido de forro e 1x na manta (sugestão: R1):

.

Medidas:

  • 20×9 cm- para a aba
  • 23×15 cm- para o corpo (costas)
  • 23×3 cm- parte de cima do zíper (corpo- frente)
  • 23×12 cm- parte de baixo do zíper (corpo-frente)
  • 23×11 cm- bolso frontal.

Corte também 2 quadrados na medida 4×4 cm no tecido principal e 2 no tecido do forro para os acabamentos do zíper.

.

Vamos precisar também de 22cm de zíper, 1 cursor, 1 botão de ímã (sugiro o nº 16, mas pode ser o 18, o botão de pressão, enfim, o que tiver aí) e a alça, que pode ser feita das seguintes formas:

  • Com 6 cm + 130 cm de alça de poliéster (o tamanho fica a seu critério, ok? De acordo com o corpo de quem vai usar a pochete); OU
  • 2 partes de 10×12 cm em tecido + 110 x12 cm em tecido, com a mesma medida em entretela de papel aplicada (pode ser a mais fina ou média)

E para o fechamento da pochete, dou 3 sugestões:

  • Regulador + fecho de engate plástico;
  • Regulador + mosquetão + 2 meias argolas em metal;
  • Regulador + 2 meias argolas + 2 botões de pressão em metal.

.

2. Separados os materiais, vamos começar a confecção da pochete pela aba. No tecido do forro, marque apenas o centro, centralize o molde e marque onde deve ficar o botão de ímã, de acordo com o molde. Aplique o botão imantado. (Dica: use um quadradinho de manta para ajudar a reforçar onde ficará p botão.) – Como mostra as imagens abaixo:

.

3. Pegue o retângulo de 20×9 cm, marque o centro. Centralize o molde e risque, pelo lado da manta (já deve ter o tecido externo aplicado nela, ok?). Junte as partes e costure em cima da linha feita na manta. Depois, recorte o excesso com tesoura de picotar ou fazendo piques com tesoura comum em toda a volta, desvire e rebata a costura. Aproveite também para fazer uma costura de segurança na parte reta da aba – Como mostra as imagens abaixo:

.

4. Agora vamos preparar o zíper: Primeiro, coloque o cursor, e para isso a dica é cortar cerca de 1cm os dentes do zíper de um dos lados, encaixar o cursor do lado maior e depois do lado cortado, e pronta! O cursor entra fácil. Feito isto, acerte o tamanho do zíper para 20cm. No verso dos quadrados do tecido de forro, faça uma linha com 1cm de distância da borda, alinhe atrás do zíper e junte o outro quadrado na frente, como um sanduíche. Costure em cima da linha, vire os tecidos para fora e rebata a costura. Depois de feito esse processo dos 2 lados do zíper, marque o meio do zíper com a caneta. Atenção para fazer a marcação apenas na parte onde começa e termina o zíper, ignorando o tecido – Como mostra as imagens abaixo:

.

5. Vamos começar a montar a frente da pochete, costurando o zíper na faixa de 23×3 cm, virando e rebatendo a costura. Lembre-se: costure pelo lado da manta, e depois de rebatida a costura, faça uma costura de segurança no topo – Como mostra nas imagens abaixo:

.

Agora atenção, pois vamos costurar a parte de baixo da frente da pochete, e vamos costurar junto do zíper a aba que tínhamos feito antes. Então, monte assim:

  • Forro com o lado direito para cima.
  • A parte do zíper já costurada, virada com o lado avesso para o forro e direito para cima;
  • A aba centralizada no zíper, com o avesso para cima;
  • A parte de fora da frente, com a manta para cima.

.

Costure, depois rebata a costura com a abinha da pochete aberta (ela não será costurada)

.

6. Agora fazer o bolso frontal da pochete, e para isso vamos apenas fazer uma costura reta em cima, virar e rebater. Note que aqui, usei o tecido que era de forro como tecido externo, e o tecido principal como forro. Mas isso é apenas uma questão de gosto pessoal, fica a seu critério 😉

.

7. Alinhe o bolso na frente da pochete, para marcar a posição do botão. Use o próprio botão da aba para marcar onde ficará a outra parte. Coloque o botão no lugar como mostra nas imagens abaixo:

.

8. Vamos preparar as alças:

  • Para a alça de poliéster, na parte menor (6 cm) coloque 1 lado do fecho de engate. Na parte maior, coloque o regulador (costure a ponta da alça envolvendo a haste central do regulador), depois encaixe a outra parte do fecho de engate e passe a outra ponta da alça por dentro do regulador novamente.

.

  • Para a alça de tecido, dobre as faixas de tecido ao meio, depois ao meio novamente, como se fosse um viés. Costure dos dois lados. Nas faixas pequenas, coloque uma meia argola em cada, dobre ao meio e reserve. Na faixa maior, aproveite e dobre as extremidades com cerca de 1cm para dentro, costure a faixa. Em uma das extremidades, envolva a haste central do regulador e costure. Vamos reservar essa faixa para finalizar no final, ok?

.

  • Alinhe as duas partes das alças nas laterais da pochete, na linha da costura do zíper. Passe uma costura de segurança. (Aqui, estou mostrando um exemplo com a alça em poliéster, e outro, com a alça em tecido, onde só vamos usar por enquanto as duas partes menores, com meias argolas)

.

9. Estamos quase acabando! Vamos usar agora a parte do corpo (costas). Pegue essa parte, marque o centro, centralize o molde e risque pelo lado da manta (com o tecido externo fixado nela) com o lápis de cor.

.

10. Encaixe essa parte sobre a frente, prenda bem com clips (deve estar meio “gordinho” se você usou alça de poliéster, como eu. Então, com paciência e cuidado para as alças não ficarem na direção da linha para não costurá-las, tá?). Passe uma costura em toda a volta, seguindo o risco na parte marcada e com a distância de 1 pé de máquina na borda superior (parte reta do molde)

.

Feito isto, sobreponha o forro no outro lado e costure novamente, seguindo a mesma linha, deixando um espaço na parte superior sem costurar, que é por onde vamos desvirar nossa pochete. Depois de costurado, refile com tesoura de picote, corte também os cantos para um melhor acabamento.

.

11. Desvire a peça, ajeite (pode dar uma passadinha a ferro para ficar mais bonitinha) e feche a abertura com pontinhos invisíveis. E pronto!

.

12. Ah! Já ia me esquecendo! Se você fez a alça em tecido, agora vamos finalizá-la: passe um lado da alça pela meia argola (que está fixa na peça) e pelo regulador novamente, e na costure o mosquetão, ou aplique os botões de pressão. E pronto! Já pode arrasar nesse verão!

.

Espero que tenham gostado, que façam muitas pochetes e vendam bastante!
Com carinho,
Lívia Pinheiro
@donarteira

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

A AUTORA DO PASSO A PASSO – LÍVIA PINHEIRO

Meu nome é Lívia Pinheiro, tenho 32 anos, sou casada e mãe de 3 figurinhas maravilhosas. Sou professora, mas desde que me entendo por gente sempre tive alguma arte presente nas minhas brincadeiras. E foi assim que aprendi diversas técnicas, até chegar na costura, que veio por acaso junto com a gravidez do meu caçula, e dela não desisti mais. Meu ateliê foi “batizado” antes mesmo de eu costurar, era uma brincadeira que meu marido tinha de me chamar de dona quando queria implicar comigo. Quando estava na faculdade, em 2009, um trabalho de empreendedorismo era criar uma empresa e vender nosso produto. E logo me lembrei da Dona. Dona+arteira… Donarteira! Costurar para mim hoje é muito mais que um hobbie, é um vício, uma terapia de verdade. Está me ajudando a enfrentar a depressão e o transtorno de ansiedade. Não passo um dia sem dar pelo menos uns pontinhos, cortar alguma peça, desenhar algum molde… Fiquei extremamente honrada com o convite da Xu para desenvolver essa peça, e fiz com todo o carinho do mundo para vocês.
Bom, se quiser acompanhar minhas aventuras costurísticas, me segue por aí:

LINKS:

Facebook: http://facebook.com/donarteira

Instagram: http://instagram.com/donarteira

.

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

DATAS PARA PARTICIPAR

.

❤ Inicia: Dia 1º de cada mês

❤ Envio da foto da peça pronta: Até dia 20 de cada mês

❤ Votação: Do dia 21 ao dia 25 de cada mês

❤ Resultado da peça ganhadora: Dia 26 de cada mês

❤ Envio do prêmio: A partir do dia 27 até o último dia do mês.

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

O PATROCINADOR

panolatras X

Para quem não conhece o Panólatras.. trata-se de uma empresa que estampa e cria tecidos lindos!! Você inclusive pode escolher o seu desenho, enviar para eles e fazer um pedido de impressão. A qualidade do tecido é muito boa e como disse, as estampas são maravilhosas pois são exclusivas. Além de ter uma grande variedade de tipos de tecidos, também estampam em tecidos adesivado. Que tal conferir e se apaixonar pelas estampas do Panólatras? AVISO: Vicia de tanto amor 🙂 rs

LINKS DA PANÓLATRAS:

Site: www.panolatras.com.br

Fan page: www.facebook.com/Panolatras

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

O PRÊMIO!

A ganhadora do primeiro lugar levará um vale compras de R$ 100 reais para gastar com as MARAVILHOSAS estampas do Panólatras.

vale 100 reais

.

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ Gostou? Então deixe seu comentário aqui ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

comments

Xu Seixas
• Instagram do grupo: www.instagram.com/euamocosturar.com.br • Meu Instagram pessoal: www.instagram.com/xuseixas • Grupo no Facebook www.facebook.com/groups/euamocosturar Te espero lá :)